Blog

COBERTURA DE CIRURGIA ROBÓTICA

CIRUR ROB 3

Do Foro Central de Porto Alegre/RS, foi concedida medida liminar ordenando à empresa operadora de plano de saúde a cobertura de cirurgia robótica. No caso, a paciente necessitava de retirada de parte de um tumor renal. Ou a mesma faria essa cirurgia de modo aberto, com mais riscos a infecções, ou com o auxílio da robótica, o qual era o mais seguro e eficiente. De forma resumida, a cirurgia robótica envolve pequenas incisões no local a ser operado, onde são inseridos instrumentos em miniatura e uma câmera tridimensional de alta definição. Esses instrumentos, por sua vez, são conectados a braços robóticos, que respondem ao controle do médico cirurgião que os opera com um joystick. Assim, esta técnica é um upgrade da tradicional laparoscopia, através da qual o cirurgião insere um laparoscópio por meio de uma incisão da região que vai tratar, sendo que este aparelho permite observar órgãos internos e realizar o tratamento no local. Nem todo procedimento é ainda realizável via uso da robótica, mas naqueles que o são, como era o caso da paciente, sofrem menos sangramentos, com recuperação mais rápida e menor tempo de internação. Na decisão da magistrada que deferiu a liminar, a mesma salientou que o plano de saúde pode escolher as doenças de que vai tratar, mas não tem legitimidade para indicar qual o modelo de tratamento vai cobrir, cabendo esta decisão ao médico-assistente.  Sendo ainda uma técnica moderna, mas com bastante uso, e indicando ser este o futuro das cirurgias, muitas operadores, por critérios econômicos, negam as coberturas, restando o recurso ao Poder Judiciário. Em média, uma cirurgia robótica, cobrada de particulares, costuma ter valores de 30 a 40 mil reais.

Compartilhe este post

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Confira outros posts

MEDIDA JUDICIAL OBRIGA PLANO A CONCEDER COBERTURA DE IMPLANTE DE TAVI – IMPLANTE DE VÁLVULA AÓRTICA TRANSCATETER Recente decisão do Foro Central de Porto Alegre

Saiba mais

Título do Popup

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.